L7 no Brasil O dia em que a banda fez o melhor show no Hollywood Rock

In Bandas, Shows

Foto: Iaskara Florenzano

O Brasil viu o Van Halen e o Kiss, em 1983; o Queen, em 1985; e o Metallica, em 89. Esses foram alguns dos grandes shows em um país que, por um bom tempo, viveu a carência de ter e ver de perto os artistas que estavam em evidência. Quando uma banda lançava um novo disco, era como “ok, daqui a cinco anos ela vem pra cá”.

O Rock in Rio, que aconteceu em 1985, foi um importante pé na porta para que o Brasil entrasse na rota oficial de shows internacionais e deixasse de ser uma opção coadjuvante para as bandas que estavam no seu auge. Mas, com o passar dos anos, as coisas foram mudando. Hoje, a quantidade de shows que acontecem por aqui é enorme e ter que escolher entre a grande quantidade de opções causa até certo estranhamento, já que, no fim da década de 80 e comecinho da de 90, a gente sofria era pela falta de opções.

Donita Sparks e Suzie Gardner no backstage do Hollywood Rock. Foto: Mark Edwin Johnson

Depois do Rock in Rio, o Hollywood Rock foi outro grande festival que aconteceu por aqui. A primeira edição aconteceu em 1988, a segunda, em 1990, e a terceira, em 1992. Estivemos nas duas últimas, mas foi em 1993 que o festival acertou em cheio.

A quarta edição trouxe ao Brasil um Red Hot Chilli Peppers em sua melhor forma, usando aqueles capacetes que soltavam fogo. Era a época do clássico Blood, Sugar, Sex, Magic. Teve o Alice in Chains, que um ano antes tinha lançado o maravilhoso Dirt. E também o Nirvana, que mesmo vivendo um momento incrível, fez um show esquisito, marcado por covers estranhos e por um Kurt Cobain estafado da fama e surrado pelos seus próprios demônios.

No mesmo dia do Nirvana, uma outra banda roubou a cena não só daquela noite, como de toda a quarta edição do festival: o L7.

Donita Sparks, Dee Plakas e Suzie Gardner na coletiva de imprensa, no Hotel Maksoud Plaza, em São Paulo. Foto: Iaskara Florenzano

Formado em Los Angeles, em 1985, por Donita Sparks e Suzi Gardner, o L7, além de um importantíssimo pilar do grunge, foi também uma das bandas-referência do movimento riot girrrl da década de 90, ao lado de contemporâneas como 7 Year Bitch, Babes in Toyland e o Bikini Kill.

Aquele 16 de janeiro de 1993 começou com os shows do Dr. Sin e Engenheiros do Hawaii. O L7 foi a terceira banda a pisar naquele palco e, desde o primeiro acorde, já dava pra entender que aquele seria um verdadeiro show de punk rock com todos os pilares consagrados pelo statement do movimento que explodiu em 77 : direto, enérgico, divertido, honesto e com o volume na máxima potência que aqueles PAs poderiam aguentar. Mas não foi bem isso.

Donita Sparks no Hollywood Rock. Foto: Zé Maurício de Faria

O som estava tímido em relação ao que seria o ideal. Mas nada que chegasse perto de comprometer o que ficaria gravado nas lembranças daquela noite. Pelo contrário. O L7 parecia ainda mais à vontade com a adversidade daquele momento. Os problemas viraram combustível e a explosão que vinha do palco era irresistível.

O L7 fez um verdadeiro estrago, no melhor dos sentidos. Donita Sparks (vocal e guitarra), Suzi Gardner (vocal e guitarra), Jennifer Finch (baixo e vocal), e Dee Plakas (vocal e bateria) haviam lançado em 1992 Bricks Are Heavy, seu terceiro disco, produzido por Butch Vig, o mesmo cara que trabalhou com o Nirvana em Nevermind.

Era um ótimo momento para elas e, nesse contexto, o L7 fez o melhor show do festival, como a gente pode lembrar em alguns depoimentos nessa cobertura da MTV Brasil abaixo.

Era a primeira e única vez do Nirvana, uma das maiores bandas de rock de todos os tempos, em nosso país. E honestamente? A gente nem imaginava que estava participando de um momento histórico.

Hoje, olhando pra trás, o que entrou mesmo para nossa história foi o show do L7. Puro punk rock com sabor bubblegum que ao vivo funciona lindamente. Naquela noite, a equalização entre aquelas quatro mulheres foi imbatível. Garra, entrosamento, qualidade, domínio, vontade e um brilho que saltava de cada nota, batida ou berros vinham daquele palco.

Foto: Iaskara Florenzano

A raivosa “Deathwish” inaugurou o set list. Sem intervalo para qualquer respiro, elas emendaram “(Right On) Thru”, “Scrap” e “Slide”.

“Shitlist” e a visceral “Fast and Frightening”, nossa predileta, foram tocadas ainda mais aceleradas do que as versões registradas em seus respectivos discos. A adrenalina estava alta e, numa situação dessas, não há andamento que segure a emoção – e elas estavam visivelmente emocionadas. É importante lembrar, estamos falando de uma banda que, há pouquíssimos anos, tocava em casas menores nos EUA, terminava seus shows e ia para o bar local tomar umas cervejas.

Claro que os sucessos não ficaram de fora. Teve “Monster”, “Pretend We’re Dead” e “Everglade”. Ao final de “’Till the Wheels Fall Off”, última música do show, Jennifer arremessou seu baixo, Donita e Suzie distribuíram sorrisos e microfonias, enquanto Dee empurrava sua bateria para o chão antes de deixar o palco. Figurativamente falando, ela já havia destruído tudo na bateria, e o público sentiu isso. Não foram raros os comentários de como ela batia forte em todas as músicas, sem perder cadência ou explosão.

L7 nos estúdios da MTV Brasil, em São Paulo

Ainda em São Paulo, a banda participou de uma edição especial do saudoso programa Lado B, refúgio das mentes alternativas que procuravam sempre por bons sons indicados pelo reverendo Fábio Massari, na MTV Brasil.

Na semana seguinte, o L7 faria a edição carioca do festival. Antes disso, assim como o Nirvana, elas também entraram em estúdio, mas não para compor, e sim para uma apresentação na Rádio Cidade, do Rio de Janeiro. (ouça aqui)

Donita Sparks e Courtney Love nos bastidores do festival. Foto: Arquivo da banda.

A quarta edição do Hollywood Rock também foi marcada por algumas curiosidades que aconteceram fora dos palcos. Uma delas foi a estreia de Ian MacKaye (Embrace/ Fugazi/ Minor Threat/ The Evens) por terras brasileiras. A primeira visita de uma das maiores referências do punk/hardcore foi acompanhando o L7, como roadie de Jennifer. No vídeo abaixo, filmado durante a passagem de som, Ian empresta seus berros a “Pretend We’re Dead”.

Em um Morumbi tomado por aproximadamente 45 mil pessoas, uma das lembranças mais acesas em nossa memória é a forma como aquele espaço enorme ficou tão pequeno.

Não havia ali distância instransponível. As medidas entre nós e o palco ficaram insignificantes. Aquelas quatro mulheres reduziram todo gigantismo do estádio a um espaço onde a gente pôde ser inserido em emoções que só a música tem motivos aos montes para provocar.

No Rio de Janeiro, um Kurt Cobain acompanhado de Courtney Love, sentados na lateral do palco, com os olhos vidrados, acompanhavam a energia que acontecia ali, cega aos olhos, mas quase palpável de tão intensa. E isso só confirmou o que a gente guarda com carinho até os dias de hoje: Aquele realmente foi um show muito especial.


* Vídeo do show do Rio de Janeiro

Setlist do show de São Paulo
Deathwish
(Right On) Thru
Scrap
Slide
Diet Pill
Just Like Me
Monster
Broomstick
Mr. Integrity
Shitlist
American Society
Freak Magnet
Shove
Pretend We’re Dead
Fast and Frightening
Wargasm
Everglade
Till the Wheels Fall Off