HC ESCANDINÁVIA – PARTE 2 Entrevista com V-P Hyvärinen (Rattus)

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Mais que apenas um estilo de música, o punk sempre foi um encontro daquilo que você sempre procurou com algo que você não sabia onde estava. Uma colisão de crenças de voz niilista, discriminada, periférica e urgente. O punk é sempre para o agora. Três acordes objetivos. Nada passa. É pra já! Por aqui, nosso punk nasceu, em partes, do complemento para sentimentos sem nome e uma raiva que, antes do punk, era desperdiçada, emitida sem endereço. Nosso punk é arte operária, do proletariado. Do povo. Mas e do outro lado do mundo? Finlândia, Suécia, Dinamarca. Como nasceu o movimento por lá? Qual a visão de quem ajudou a edificar uma cena tão influente? São algumas perguntas que tentamos responder conversando diretamente com o V-P Hyvärinen, baterista do Rattus.

O som rápido, desafiador, barulhento, ríspido e esteticamente forte fez do Rattus uma banda decisiva para aquele período que reverberou e muito aqui em nosso país. Nosso punk conversava por cartas, zines e principalmente pela música com o punk escandinavo. Mas vamos deixar pra quem viveu aquele período e ajudou a edificar uma das cenas com mais identidade do mundo.

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Sounds Like Us:  Olá! Antes de mais nada, agradecemos você aceitar falar com a gente. O Rattus significa muito pro punk e pra gente aqui no Brasil. Como o punk tem uma relação forte com a política, conta como era a situação do seu país quando vocês começaram o Rattus?
V-P Hyvärinen:
Olá! Começamos há tanto tempo que é difícil de lembrar, mas acho que o punk não foi muito político na Finlândia. Depende do que você quer dizer com política. Pelo menos, no início não tinha nada a ver com partidos políticos. No início dos anos 80, os partidos de esquerda tentaram assumir o controle da cena punk, mas isso não aconteceu.

Sounds: Como o punk entrou na sua vida?
V-P: 
Antes do punk, eu e o Tomppa escutávamos aquelas bandas com longos solos de guitarra. Nós pegamos o início de bandas como Pelle Miljoona, Damned, Sex Pistols e nada foi igual depois disso. Um pouco depois, nós ficamos muito impressionados com o Discharge.

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Rattus ao vivo em Ilokivi, Jyväskylä (1985)

Sounds: Aqui no Brasil o início do punk foi muito ligado ao trabalhador de baixa renda e à jovens que se identificavam com uma ideologia que visava destruir para depois construir algo mais justo e igualitário. Pra vocês aí na Escandinávia, como foi a origem do movimento punk?
V-P: Bem lá no começo havia uma grande variedade de pessoas na cena punk. Muitas delas eram estudantes universitários e tal. Aí no início dos anos 80 as pessoas inteligentes começaram a direcionar sua música para o new wave e para o mainstream, enquanto os outros começaram a tocar o chamado hardcore.

Sounds: O Rattus tem uma posição política? Você acha que a sua música ajudou a mudar algo para melhor?
V-P: Eu acho que nós não fomos muito políticos. Claro, as pessoas pensam por si, mas em uma banda nem todos têm sempre a mesma opinião. Isso soa mais como um partido político.

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V-P gravando o clássico “Uskonto On Vaara” (1984)

Sounds: Existia muita violência no início do movimento punk no país de vocês?
V-P: No final dos anos 70 e início dos anos 80 rolaram alguns problemas com a galera do rockabilly, mas nada sério comparado com a América Latina, por exemplo.

Sounds: Quais foram as bandas que influenciaram a música de vocês?
V-P: 
Eu acho que a nossa grande influência foi o The Realities of War, do Discharge.

Sounds: Muitas bandas brasileiras, já no início de carreira, tocavam mais rápido do que algumas outras que existiam por aqui. É curioso porque na Finlândia, vocês, o Tampere SS, o Kaaos, o Riistetyt estavam alinhados com o punk mais veloz que bandas como Olho Seco, o Armagedom e o Ratos de Porão estavam fazendo aqui no Brasil. Nos anos 80, vocês já tinham contato com essas bandas brasileiras?
V-P: 
A gente trocou muitas cartas e algumas fitas cassetes do Brasil nos anos 80. Nosso contato com essas bandas veio principalmente por meio do nosso “manager”, o Voto Vasko.

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Rattus ensaiando em Vilppula (1983)

Sounds: Muita gente, nos anos 80, quando ouvia alguma banda da Finlândia, diziam que o som da língua falada por vocês era parecido com o português. Já ouviram falar disso ou pensaram nisso alguma vez?
V-P: A primeira vez que nós tivemos conhecimento disso foi quando fizemos uma turnê pelo Brasil.

Sounds: Durante todo esse tempo que vocês seguiram fieis ao punk, o que você acha que melhorou e piorou dentro do movimento?
V-P:
 No começo tudo era tão inocente e havia apenas algumas bandas de punk; todos se conheciam. Hoje em dia há uma variedade de estilos do punk e, na minha opinião, o movimento também é mais puritano. No começo a coisa era sobre todo mundo ser capaz de fazer o que quisesse, mas hoje em dia, às vezes parece que há alguns “policiais do punk” que ficam analisando como todas as coisas deveriam ser feitas.

Rattus ao vivo em Hannover, Alemanha (1984)
Rattus ao vivo em Hannover, Alemanha (1984)

Sounds: Existem bandas aí Finlândia que você acha que seguiram os passos do Rattus? Quais são elas?
V-P: Eu realmente não sei. Talvez nós tenhamos ficado mais conhecidos fora da Finlândia.

Sounds: O Rattus tá desde 78 no pique e se dedicando ao punk. O que vocês conseguiram conquistar com a banda e o que o punk trouxe de bom pra sua vida?
V-P: Pelo menos nós vimos o mundo de ângulos diferentes e conhecemos muitas pessoas interessantes. A banda nos deu uma oportunidade para dissipar energia e agressão de forma positiva.

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Formação atual

Rattus poster